Como este acervo é construído
Fontes e metodologia
Um arquivo cronológico só é útil se o leitor souber de onde vêm as datas e o quanto se pode confiar nelas. Esta página descreve as escolhas que sustentam todos os registros.
A cronologia adotada
Usamos a cronologia convencional em vigor na egiptologia acadêmica, tal como consolidada nas obras de referência de língua inglesa e francesa das últimas décadas. Ela combina três tipos de evidência: as listas de reis compiladas na Antiguidade, entre elas o cânone régio de Turim e a obra de Manetão; as durações de reinado registradas em documentos contemporâneos; e os sincronismos com outros povos do Oriente Próximo, sobretudo hititas, assírios e babilônios, cujas próprias cronologias estão ancoradas em observações astronômicas.
A partir de 664 a.C., com a XXVI Dinastia, a cronologia egípcia passa a ser firme, com margem de erro de no máximo um ou dois anos, porque os sincronismos com a Assíria e depois com o mundo grego se tornam densos. Antes disso, a margem cresce conforme se recua no tempo: cerca de uma década no Novo Império, algumas décadas no Médio Império, um século ou mais no Antigo Império, e intervalos de séculos no Pré-Dinástico, onde a datação depende de sequências arqueológicas e de medições por radiocarbono.
Os três graus de certeza
Todo acontecimento do acervo é classificado em um destes três níveis, exibido ao lado da data:
- Datação estabelecida. A data é conhecida com precisão de ano, ou de intervalo muito curto, e não é objeto de divergência relevante. Aparece sobretudo a partir do século VII a.C. e nos acontecimentos do bloco de descobertas arqueológicas.
- Datação aproximada. O acontecimento está seguramente situado, mas sua data absoluta depende da cronologia adotada e pode variar de alguns anos a algumas décadas. É o caso da maior parte dos registros anteriores a 664 a.C.
- Datação em debate. Existe divergência real entre especialistas, seja sobre a data, seja sobre a atribuição do acontecimento a um governante ou a um monumento. Nesses casos, a página traz uma nota explicando em que consiste a discussão.
Quando não há consenso, apresentamos o intervalo em lugar de um número único, e dizemos por quê. Preferimos uma informação menos redonda a uma informação falsamente precisa.
Como as datas são escritas
Usamos a.C. e d.C. de forma consistente em todo o acervo, com pontos e sem espaço interno. A abreviatura c. antecede datas aproximadas. Intervalos são grafados com travessão, como em c. 2686 – 2613 a.C. Datas anteriores à era comum decrescem conforme se avança no tempo, e a ordenação da linha do tempo respeita isso.
Nomes de reinado seguem a mesma lógica: o intervalo indicado em cada página de governante é o período convencionalmente atribuído ao seu governo, não uma data de nascimento ou de morte, que raramente é conhecida.
Hierarquia de fontes
A ordem de preferência é a seguinte. Primeiro, publicações de instituições de pesquisa e de museus que detêm os próprios objetos e escavações: o Metropolitan Museum of Art, o British Museum, o Museu Egípcio do Cairo e o Grande Museu Egípcio, o Louvre, o Museu Egípcio de Turim, o Museu Egípcio de Berlim, o Griffith Institute da Universidade de Oxford e o Institute for the Study of Ancient Cultures da Universidade de Chicago. Em seguida, obras de referência coletivas e enciclopédias acadêmicas de egiptologia. Por último, obras de síntese de autoria reconhecida, usadas para contextualização e não para afirmações pontuais.
Para monumentos inscritos na lista de patrimônio mundial, recorremos também à documentação do Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO, que reúne pareceres técnicos sobre estado de conservação e histórico de intervenções.
As referências de cada acontecimento estão listadas na sua própria página, com o nome da obra ou da página consultada e a instituição responsável. Somam 429 citações no acervo. Ligações externas abrem em nova janela e não transferem autoridade de busca.
Fontes antigas e fontes modernas
Documentos produzidos no próprio Egito antigo, como anais reais, estelas de vitória e listas de reis, são fontes primárias indispensáveis, mas não são relatos neutros: foram feitos para celebrar quem os encomendou. Quando um registro se baseia em documento desse tipo, o texto diz isso explicitamente, em lugar de repetir números de inimigos mortos ou de tributos recebidos como se fossem estatística.
O mesmo cuidado vale para autores gregos e romanos que escreveram sobre o Egito, de Heródoto a Diodoro. São fontes valiosas, sobretudo para a Época Baixa e para o período ptolemaico, e ao mesmo tempo carregam mal-entendidos, informações de segunda mão e juízos culturais que a documentação egípcia frequentemente contradiz.
Grafia de nomes próprios
A escrita egípcia não registrava vogais de forma sistemática, e a maior parte dos nomes que usamos chegou até nós por transcrição grega, latina ou por convenção de leitura moderna. Adotamos a grafia mais corrente em português, indicando nas páginas de governantes as variantes mais frequentes, que a pesquisa interna também reconhece. Assim, quem procura por Khufu encontra Quéops, e quem procura por Senusret encontra também Sesóstris.
O que fica de fora
Não incluímos alegações que a pesquisa em egiptologia não sustenta, entre elas atribuições de construção a agentes não humanos, cronologias que deslocam monumentos em milênios, identificações de civilizações perdidas e supostas maldições. Também não tratamos narrativas religiosas como registro factual: quando um episódio é conhecido apenas pela tradição, o texto diz que se trata de tradição.
Quando uma questão está genuinamente aberta, como a atribuição da Grande Esfinge ou o alcance real da reforma religiosa de Aquenáton, apresentamos as posições em disputa em vez de escolher uma e apresentá-la como consenso.
Limites declarados
Este acervo é uma síntese, não um trabalho de pesquisa primária. Não temos acesso a material inédito, não realizamos exame direto de objetos e dependemos do que já foi publicado. Áreas em que a pesquisa avança rápido, como a análise de restos humanos e o sensoriamento remoto de sítios, podem produzir resultados que tornem alguma afirmação desatualizada antes da próxima revisão. É para isso que existe a política de correções.